quinta-feira, 30 de março de 2017

Regulagem Violão Giannini Performance



Este chegou aqui com as cordas extremamente altas, tornando a tocabilidade quase impossível.

Logo de cara podemos observar que o tensor esta completamente solto, e o braço acabou empenando com a força e pressão das cordas







Bem alto mesmo heim, 7mm. O ideal é algo entre 2 e 3mm.


Seguem os trabalhos.. O tensor vai sendo ajustado para que o braço volte a ficar reto. Este processo não foi tão simples e levou alguns dias, mas o resultado foi bem satisfatório.



 O nut também estava solto. Um ponto positivo para essa linha da Giannini (pelo menos neste exemplar) é que a escala é uma madeira sólida, o contrario da maior parte das linhas modernas de violões de médio custo fabricados na China que vem com a escala em laminado de madeira, com um venner de rosewood por cima e os frisos para esconder as emendas por baixo da escala. Nestas situações é quase impossivel notar se a escala é sólida ou se é laminado. O único jeito é descolando o nut para conseguir ver.



 Aqui uma das tarraxas está torta, mas é fácil corrigir este probleminha.




Depois de uma atenção especial ao braço, foi a vez de um tratamento geral na escala. Os trastes foram levemente retificados e polidos, na sequência a escala foi hidratada com uma mistura fina de óleos especiais para madeira.


 E o nut colado no lugar. Interessante notar que o nut deve ser colado com uma cola especial ou de madeira mesmo, pois se usar uma super cola, posteriormente caso seja necessário a retirada deste material pode ser prejudicial a escala e o próprio nut acabar se quebrando.


 O cavalete também é hidratado. Note que foram feitas ranhuras no ângulo de transição de passagem das cordas entre os pinos e o rastilho.


 Depois de uma retifica no rastilho, finalmente o violão está pronto para receber cordas novas e uma regulagem final.






 Lembra das tarraxas tortas ?? Pois bem.. Problema resolvido :)




E quanto a ação das cordas ???


 Resolvido também, ação baixa marcando 2.6mm no 12° traste !!



O encordamento escolhido para este violão foi uma linha extra light, tanto para poupar o braço quanto para manter a tocabilidade extremamente macia... Agora está pronto para voltar para casa hehehe.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário