quinta-feira, 6 de abril de 2017

Captador para Violão




O titulo deveria ser: Como fazer um captador para violão?

A tempos eu queria fazer uma adaptação de um captador de guitarra em um violão. Quem acompanha meus trabalhos sabe que isso já não é de hoje. A começar o meu violão Giannini híbrido que foi uma das minhas primeiras experiências (se não a primeira!) em colocar captador de guitarra em um violão.

O problema é que o violão foi todo modificado e furado para instalar toda parte elétrica e os captadores, mas o violão ja estava bem "detonadaço" então não tive dó em furar e modificar quase tudo nele.


REINVENTANDO A RODA

No mundo das guitarras é possível afirmar que nada se inventa, mas sim tudo se copia.

Esse caso não é diferente. Já existem vários tipos e marcas de captadores modernos e de ótima qualidade para violões que são adaptados na boca do instrumento. Porém muitos destes modelos é preciso furar ou alterar alguma coisa no instrumento original.

Mas como eu sou um cara da velha guarda, queria reproduzir aquilo que se fazia nos anos 30 - 40 para amplificar os violões na época, como no caso estes captadores que me serviram de inspiração para esse projeto:







Captador para violão  D´Armond dos anos 40










Observe que nos captadores antigos existia apenas um controle de volume. Mas neste meu projeto eu vou mais além, e vou usar controles de volumes individuais com uma chave alternadora entre as resistências de 250 e 500K, além também de um controle de tonalidade.

Então... Mãos a obra !!!


Construindo a base para o captador


A principio eu usaria um single em alnico da Seymour Duncan, mas resolvi desenvolver esse captador especialmente para este projeto.


 Este captador tem uma saída muito alta, com 9.8K. Teve de ser feita uma blindagem interna para evitar ruídos e os polos individuais passam a ser uma barra única para que o ângulo do captador possa ser mudado, experimentando assim novas possibilidades de timbres.


 A base então é fixada, para o encaixe de um plug pequeno do tipo P2





 Aqui a base de fixação do captador ao tampo ja em um processo mais avançado.


 Então é feita uma caixa individual para comportar os controles.



 O GRANDE PROBLEMA A SER RESOLVIDO :

 ATERRAMENTO DO CAPTADOR



  Obviamente que antes de iniciar o projeto eu tinha em mente que teria que ser aterrado o captador, mas onde ?? Afinal o aterramento precisa passar pelas cordas. A solução seria fácil caso o violão possua um cordal. Mas neste projeto o violão não possui cordal. Além do que o intuito do captador é que seja adaptável em qualquer violão convencional sem que seja necessário modificar absolutamente nada.

ENTÃO COMO FAZER ???

Simples.. Basta fazer um aterramento externo, que entre em contato com o corpo da mesma forma que aterramos o instrumento quando tocamos as mãos nas cordas.

A solução foi instalar essa placa de metal não ferroso (no caso de latão, mas poderia ser alumínio ou cobre também). Em uma pequena caixa onde ficarão os controles de volume e tonalidade de som.





 A caixa é engatada na cintura, mantendo contato com o corpo para aterrar todo o circuito.



 




 Observe o ponto chave de aterramento geral de todo o esquema.





 Instalação dos potênciometros.


 Aqui a caixa pronta, ainda em fase de testes hehehe.







 O ESQUEMA ELETRÔNICO:

A caixa trabalha com dois potênciometros, um de 250K para que o timbre do single fique comportado como deve ser o som mais comum mesmo de single.

E outro potênciometro de 500K para abrir um pouco mais o brilho do captador, afinal ele tem uma saída alta para um single e, se contarmos com sua posição na boca vai captar as frequências mais graves das cordas, forçando a uma saída de som mais fechado. Pensando nessa possibilidade resolvi então trabalhar o captador com dois controles de saída no master volume, com 250 e 500K.

E temos um controle de tom, com um capacitor de .33 uF. O esquema é bem simples:




 CONTROLE DE SAÍDA M. VOL.
250 K



CHAVE DE COMUTAÇÃO
250K         500K  ↓  



CONTROLE DE SAÍDA M. VOL.
500 K

  

CONTROLE DE TONALIDADE 
.033uF






 Agora hora de montar tudo para os primeiros testes reais:










 A base ganhou uma camada fina emborrachada para não arranhar o tampo do violão na hora da instalação.











 A base interna de encaixe recebeu uma chapa de metal inox para reforço.









 INSTALANDO NO VIOLÃO

É muito simples, basta afrouxar as cordas, encaixar o captador e apertar o parafuso de fixação que o mantém firme ao tampo por pressão.

Para retirar é a mesma coisa. Para plugar é ainda mais fácil, caso ja esteja instalado basta apenas afrouxar as cordas D e G, encaixar o P2 ao captador e pronto !








 Depois de encaixado, o cabo de saida para o amplificador é conectado ao jack na caixinha, que fica presa na cintura... Simples não ???   😄


 Aqui a caixa já pronta, com acabamento de selagem na madeira e nas frestas. Além é claro de uma blindagem completa por dentro para evitar interferências externas e ruídos.












 OS PRIMEIROS TESTES DE SOM

 Caramba, ficou maneiro hehehehe. Um timbre bem aveludado com o controle de 250K e um timbre mais brilhante nos 500.

Som bem definido, em altura boa e com muito pouco ruído, gostei bastante.



 E para retirar o cabo basta afrouxar um pouco as cordas D e G e desengatar o plug.











 Esse é "signature"...  KKKKKK



 ADAPTÁVEL EM QUALQUER VIOLÃO

 Eu sempre imaginei como seria o som do meu Giannini 1971 amplificado...
Será que ficaria legal ???  Pois bem, agora com esse captador eu pude testar e comprovar como é o som dele na caixa.




 Nossa o som é absurdamente lindo !!!!  Gostei tanto que resolvi deixar o captador instalado nele até enjoar, ou precisar usar em outro violão hehehe ai eu o retiro. Para retirar é só afrouxar as cordas e soltar o parafuso e pronto, seu violão volta a ser o mesmo bom e velho violão, e é claro sem furos nem nada kkkk absolutamente original.







Captador universal ... Serve em todos os violões hehehe










E tem a opção na cor branca, que na minha opinião ficou ainda mais charmoso











ACOMPANHE A SEGUNDA PARTE DESSA EXPERIÊNCIA:


Captador para violão PARTE II (click para ler)











Nenhum comentário:

Postar um comentário