sexta-feira, 7 de abril de 2017

Regulagem em instrumento novo




Bem, não sei se todos sabem mas violões com valor abaixo de 5mil reais raramente vem regulados de fábrica.

Mesmo que viessem, vamos supor que o violão foi fabricado na Indonésia (como é o caso deste que apresentamos aqui). Supondo que este violão foi perfeitamente regulado em seu país de origem, mas passou vários dias em viagem ao Brasil, seja por avião, trem ou barco. A mudança de clima, umidade e temperatura com certeza afetou a madeira e o violão ficou desregulado, pois vivemos em um país de clima tropical e isso influência muito no instrumento com as mudanças climáticas citadas acima.
Temos ainda outro fator: O tempo que o instrumento ficou exposto na loja, sendo tocado por todos aqueles que tiveram interesse em compra-lo, além dos entusiastas e curiosos. Dependendo o tempo que o violão fica em exposição com certeza já vai ficando desregulado.

Então devemos regular um instrumento novo que acabou de sair da caixa ??

A resposta é SIM ! Pois além de deixar o instrumento perfeito ainda vai prevenir qualquer futuro problema que possa ser ocasionado caso deixando- o desregulado por algum tempo, mesmo sendo novo.

Mantendo regulado desde novo e tendo sempre os cuidados básicos é garantia de longa vida ao seu instrumento.



Pois então vamos lá, este é um violão novinho da marca Epiphone, modelo Hummingbird Pro, que chegou na caixa:


Um violão muito bonito, acabamento excelente.








 Primeira coisa foi retirada a etiqueta do escudo, mas mantida a película anti riscos, além das outras tags, a preferência do cliente.


 A tradução de humminbird para o português significa beija-flor.
 

O único pecado no acabamento do violão eram essas manchinhas de cola nas laterais dos trastes.



 É importante trocar o encordoamento, afinal as cordas que vieram no instrumento já podem apresentar algum tipo de oxidação pois certamente alguém já tocou o violão no momento que este chegou na loja para venda. O certo é marcar os pinos em suas posições corretas no momento da troca das cordas, pode não influenciar em nada, mas na duvida é bom deixar tudo exatamente no lugar, principalmente para os mais perfeccionistas rsrsrs.


 Note também algumas marcas mais escuras no topo dos trastes, possíveis pontos de oxidação e corrosão do traste.. Mais um futuro problema que já vai sendo prevenido.


 Aqui é mais evidente as marquinhas de cola nos trastes:
 

 Creio que o mais importante de tudo na primeira regulagem seja o tensor. Deve ficar perfeitamente regulado e deve ser mantido assim o resto da vida, para manter o instrumento sempre perfeito.






 Checando o alinhamento do braço com a régua:


 É feito um polimento nos trastes e conferida a altura para garantir que estejam todos nivelados. A escala neste caso foi feito uma raspagem, depois uma limpeza e por ultimo a madeira é hidratada com uma mistura fina de óleos especiais.


 Perceba que a madeira ficou mais viva, os veios mais aparentes e as marquinhas de cola sumiram.








 O rastilho foi retificado cerca de 0.08mm. Ponto positivo para o violão é que neste exemplar o rastilho é de osso verdadeiro. O osso tende a dar um timbre mais limpo e com mais brilho ao instrumento.


 O violão veio com encordoamento .011, mas o cliente prefere o .010 então o violão foi ajustado e regulado para usar sempre esse calibre de cordas. É importante que seja feita sempre uma nova regulagem caso o cliente queira usar outro calibre de cordas, pois cada medida tem uma regulagem diferente no violão.


 Agora sim...  PERFEITO !












Nenhum comentário:

Postar um comentário